Poços de Caldas

Localizada no Sul do estado de Minas Gerais, dista 480 Km da capital, Belo Horizonte, e  apenas 160 Km de Campinas. Situa-se em uma região vulcânica já extinta no sopé da Serra de São Domingos. Possui uma população de pouco mais de 150 mil habitantes, sendo a mais populosa do Sul de Minas. Duas estações climáticas são mais sentidas, um inverno, mais frio, de abril a setembro (15 ºC em média) e um verão, mais chuvoso, de outubro a março  (21 ºC em média).  O município possui o maior IDH do estado.

Poços é conhecida por suas fontes de águas minerais, que teriam efeitos terapêuticos. Você pode fazer uma experiência nas Thermas Antônio Carlos. Dizem que, no mínimo, é relaxante. Mesmo que não tenha interesse nisso, vale a pena uma visita ao prédio. Tem um vitral no teto que é muito legal. O prédio fica na região central, ao lado do Palace Hotel. À sua frente estão o Calendário Floral e a Fonte Leãozinho. É uma região bastante arborizada e bem cuidada da cidade. Na região você ainda encontra o Teleférico, que leva até o Cristo Redentor, a Praça do Xadrez e a Praça Getúlio Vargas. Nesta última há o Relógio Floral e em frente você encontra o Espaço Cultural da Urca. Sugestão: dar uma passada na Urca e ver a programação. Talvez encontre algo que te interesse. A gente achou.

Não muito distante das Thermas está a Praça Monsenhor Faria de Castro. Lá encontra-se a Basílica Nossa Senhora da Saúde. Achei a arquitetura estranha, mas gostei. Vale a pena conferir. No Cristo há um belo mirante para a cidade e ao lado você tem o Aquário Municipal. Outros lugares que visitamos, gostamos e recomendamos são: Recanto Japonês, Fonte dos Amores, Véu das Noivas e Represa do Cipó. Infelizmente não recordo onde exatamente ficam estes e por isso mesmo não marquei no mapa. Porém não há problema algum, lá as atrações são muito bem sinalizadas.  Não tenho dúvida que, se tivéssemos ficado um tempo maior na cidade, teríamos conhecido outros lugares legais e nos encantado ainda mais. Outros lugares que parecem legais e que não visitamos são: Horto Municipal e Parque Temático Walter World.

Tanto eu como Taciana nos identificamos muito com os mineiros. No geral achamos eles muito parecidos com nós (nordestinos), seja nas atitudes ou na culinária. Convivemos com alguns aqui em Campinas e já fomos a diversas cidades no estado, algumas mais conhecidas e outras menos famosas. Gostamos de todas elas. Gostamos em especial de Poços de Caldas por estes motivos e outros mais. Há muito o que fazer e ver na cidade, além de ser muito bem cuidada. Não tem como viajar a Minas e deixar de levar um pouco de queijo e de doce. Lá em Poços a gente comprou queijo em uma lojinha quase que de frente às Thermas. Infelizmente não lembro do nome, mas recomendo pela variedade, qualidade e atendimento. O estado também é famoso por seus bares e petiscos.

Neste link disponibilizamos um mapa de Poços de Caldas com alguns pontos de referência marcados. Clicando na imagem a seguir você é direcionado para um álbum de fotos da cidade.

Poços de Caldas
Esse post foi publicado em Brasil e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Poços de Caldas

  1. ailton disse:

    Gostei da dica e das fotos. :)

Deixe um comentário