Guarda do Embaú, um paraíso no Sul

Considerada uma das mais belas praias do Brasil e um ótimo destino para o surf pela qualidade de suas ondas. Pertence ao município de Palhoça, no estado de Santa Catarina, e fica a apenas 50 Km da capital, Florianópolis. A vila possui cerca de 400 moradores, sendo a maioria artesão ou pescador. As chuvas concentram-se de Janeiro a Março. As temperaturas médias variam de 16 a 25 ºC, sendo Maio a Outubro o período mais frio. É destino para famílias, surfistas e para quem procura badalação. Há bares onde rola música, de diversos estilos, até tarde.

A praia é separada da vila pelo Rio da Madre, o que além de um belo cenário oferece uma opção a mais. A travessia do rio pode ser feita de barco, a nado ou, quando o rio está baixo, caminhando. No rio dá para fazer passeio de caiaque ou canoa.

Um lugar que não visitamos, mas parece interessante é a Pedra do Urubu. Um mirante natural, que dizem possuir uma das mais belas vistas da região. O caminho é percorrido em cerca de 30 minutos de caminhada. Há uma outra trilha para o morro que separa a Praia da Guarda do Embaú e a Praia da Pinheira. Esta deve ser um pouco mais pesada.

Engraçado foi como fomos parar nesta praia. A gente tinha ido de Campinas a Porto Alegre em um único dia pela BR 116. Na volta decidimos fazer o percurso em dois dias pela BR 101. Queríamos comer peixe no almoço. Pela hora e pelas recomendações de um amigo, decidimos almoçar em Garopaba. No entanto, não vi a placa. A primeira placa para uma praia que vimos depois disso foi de Guarda do Embaú.

Comemos num restaurante do lado do rio. Boa comida e vista fantástica. Infelizmente não lembro do nome. Ao sair de lá, demos uma caminhada pela vila. Ainda passamos por Florianópolis. Fomos no Morro da Cruz. Taciana ainda não conhecia Floripa. No final da tarde chegamos a Barra Velha.

Neste link disponibilizamos um mapa de Palhoça com alguns pontos de referência marcados. Clicando na imagem a seguir você é direcionado para um álbum de fotos do lugar.

Guarda do Embaú
Esse post foi publicado em Brasil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Guarda do Embaú, um paraíso no Sul

1. Bruno Coelho disse:

A guarda é realmente um paraiso, passo o verão todo aqui, a propósito a temperatura aqui durante o verão é mais alta do que o mencionado. A pedra do urubu é simplesmente fantastica, quem for pra guarda não pode deixar de ir la, a trilha não tão pesada como todos dizem, pode ir tranquilo.
    Neste sabado agora teve o abraço ao rio da madre tendo em vista a falta de saneamento básico.
    Saiu no ClicRBS entre outros jornais e noticiarios daqui tambem.

2. Fabinho disse:

O restaurante que vcs comeram provavelmente foi o bigbambú, saiu até na veja esse restaurante. no meu blog tenho algumas fotos da guarda!

3. Lisiane disse:

Essa praia é a perfeição :D haha