Salvador, a capital da alegria

Capital baiana e primeira capital do Brasil (1549-1763), é bastante conhecida por suas belezas e alegria de seu povo. Não é a tôa que não faltam festas por lá. O carnaval é referência no Brasil, disputando as atenções com o badalado carnaval carioca. Outra festa que vem ganhando, cada vez mais, notoriedade é o Festival de Verão. Até lavar as escadarias das inúmeras igrejas da cidade é motivo para festa. Seus pontos fortes: hospitalidade, alegria e musicalidade. Salvador, por sinal, no quesito música vai muito além do conhecido axé.

Possui uma população de mais de 2,6 milhões de habitantes, sendo a mais populosa do Nordeste e a terceira do país. Sua população é marcada pela forte presença da raça negra, sendo o centro da cultura afro-brasileira. Salvador é a cidade com maior número de descendentes de africanos no mundo. É banhada pelo Atlântico à leste e pela Baía de Todos os Santos à oeste, o que garante belas paisagens e um clima agradável, mesmo nos dias mais quentes. Sua temperatura, em geral, varia dos 20 aos 30 ºC, tendo maior concentração de chuvas no inverno e um verão seco.

Dentre os lugares que você não pode deixar de conhecer, cito: Centro Histórico, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e Farol da Barra. Na região do Centro Histórico, você encontra o Palácio Rio Branco (antiga sede do governo), o Pelourinho, o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta, e o Mercado Modelo. Se puder, entre no palácio, que é um museu e tem uma sacada com uma bela vista. Saindo do Palácio em direção ao Pelourinho, você encontrará o monumento Cruz Caída, onde há também um mirante. Saindo de lá, não deixe de entrar na Igreja de São Francisco. É bonita por fora e mais bonita ainda por dentro. Chegando ao Pelourinho, há dois Museus, são eles: Museu da Cidade e Casa de Jorge Amado. Lá também há a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que não passa despercebida no cenário. Querendo almoçar no Pelourinho, recomendo o Restaurante Escola do SENAC. É bom, oferece comidas típicas e é barato. É famoso o ensaio do Olodum no Pelourinho. O Mercado Modelo é um bom lugar para comprar lembranças e artesanato.

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é um local bastante visitado na cidade. Lá dentro tem uma parte que lembra a Sala das Promessas na Basílica em Aparecida (SP). Na região não deixe de dar uma esticada até a Ponta do Humaitá. No caminho, vale uma parada no Forte Mont Serrat. Próximo da Igreja também há alguns restaurantes, que servem frutos do mar. São bons e baratos, mas a região requer um pouco de cuidado. Não ande com objetos de valor a mostra. O Farol da Barra, além da beleza de sua construção, funciona como um Museu Náutico, que guarda histórias e lembranças de naviaos naufragados na costa baiana. Outros lugares para visitar são o Farol de Itapuã, a Lagoa do Abaeté e o Jardim Zoológico.

Dentre suas praias, as mais famosas são: Itapuã, dos artistas e do Porto da Barra. Nelas você encontrará as comidas típicas da região, baseada em frutos do mar. Sendo que o acarajé é sua iguaria mais conhecida e marca registrada do povo baiano. Um bom lugar para comer o acarajé é no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. Fomos lá e aprovamos. Um outro lugar, mas que ainda não conheci, é em Itapuã. Ir ao Farol da Barra para ver o pôr do sol na Baía de Todos os Santos é um espetáculo a parte. Ouvi dizer que outro lugar bom para isso é a Ponta do Humaitá.

Neste link disponibilizamos um mapa de Salvador com alguns pontos de referência marcados. Clicando na imagem a seguir você é direcionado para um álbum de fotos da cidade.

Salvador
Esse post foi publicado em Brasil e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário