Gramado e Canela

Gramado e Canela localizam-se nas Serras Gaúchas, nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Mais precisamente na Região Alemã (também conhecida como Região das Hortênsias), onde há uma forte influência da colonização alemã. As Serras Gaúchas ao longo do tempo tornaram-se um pólo turístico. A maior parte dos turistas chegam no inverno, quando a temperatura despenca a um nível raro de encontrar no Brasil. Além do clima, há belas paisagens (com cânions, cascatas e matas de araucárias), uma rica gastronomia e muitas construções em estilo europeu, devido à forte imigração alemã e italiana (em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, por exemplo). Gramado é a mais famosa, mas a verdade é que as duas são praticamente uma, pelo menos, no quesito turismo. Não tem como ir a uma, sem dar um pulo na outra. São ligadas por uma avenida (Av. das Hortências) e o centro delas dista apenas 8 Km. Como pontos fortes das cidades cito: belezas naturais e arquitetura.

Gramado tem uma população de aproximadamente 32.000 habitantes e fica a apenas 120 Km da capital do estado, Porto Alegre. No verão a temperatura gira em torno de 22 ºC, mas no inverno a temperatura pode cair para menos que 0 ºC. Neste período pode até nevar. Gramado é o maior pólo turístico do estado e um dos mais importantes do país. Ao longo do ano dois eventos destacam-se na cidade. Há o festival de cinema, que ocorre anualmente desde 1973. É um evento bem conceituado no cenário nacional. Um outro evento é o Natal Luz, que conta com diversas apresentações com tema natalino. A última edição iniciou em 4 de Novembro e termina apenas no dia 16 de Janeiro.

Entre as atrações mais visitadas estão o Mirante do Vale do Quilombo, o Lago Negro, o Lago Joaquina Bier, os portais de entrada na cidade, o Mini Mundo, a Aldeia do Papai Noel, a Rua Madre Verônica (a rua coberta), a Matriz de São Pedro, o Museu de Cera e as fábricas de chocolate. Daquelas que conheci, recomendo todas. Passear nos pedalinhos do Lago Negro é praticamente um programa obrigatório para o turista em Gramado. Numa caminhada pelo centro, não há como deixar de passar pela rua coberta, o Palácio dos Festivais e a Matriz de São Pedro. O mirante tem uma bela vista e fica no meio do caminho para Canela, não deixe de fazer uma parada. Numa próxima visita à cidade, pretendo visitar os outros.

Já a cidade de Canela tem uma população de quase 40.000 habitantes e clima semelhante à Gramado. Pode ter sido apenas impressão, mas parece ser bem mais tranqüila que Gramado apesar da população um pouco maior. As construções são muito semelhantes àquelas encontradas em Gramado, sendo a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes (também conhecida por Catedral de Pedra) o ponto alto no quesito. A catedral foi fortemente recomendada por um amigo (Carlos Froldi) na época que planejamos viajar. Realmente valeu a pena conhecer. É muito bonita. A cidade, assim como Gramado, é muito bem cuidada. Achei até um pouco mais que a vizinha conhecida.

São ainda atrações na cidade a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e o Mundo a Vapor. A Cascata do Caracol, junto com o Natal Luz, foram as atrações que mais gostamos nas cidades. Há duas opções de mirante para a Cascata. Um deles tem acesso via uma escadaria e o outro tem acesso via um teleférico. A gente foi pelo teleférico, que tem 830 metros de extensão. Foi muito bom. Ao longo de todo o percurso havia uma infinidade de hortênsias. O Parque da Ferradura não é tão legal quanto à cascata, mas vale uma visita. Não visitamos o Mundo a Vapor. Talvez numa outra oportunidade.

Não deixe de visitar uma das muitas lojas de chocolate. Visitar uma das fábricas também deve ser um bom passeio. O café colonial é famoso na região. Uma outra dica do Carlos foi visitar Cambará do Sul, que fica a 115 Km de Gramado. Lá há cânions, como o Itaimbezinho e o Fortaleza. Visitamos o primeiro e recomendamos fortemente. Em um outro post falaremos mais a respeito.

Neste link disponibilizamos um mapa de Gramado e Canela com alguns pontos de referência marcados. Clicando na imagem a seguir você é direcionado para um álbum de fotos das cidades.

Gramado e Canela
Esse post foi publicado em Brasil e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Gramado e Canela

  1. ailton disse:

    Belíssimas cidades. Se tudo der certo, esse ano vou visitá-las. Vou aproveitar as dicas do Andanças pelo Mundo.
    :)

Deixe um comentário